Assistência Tecnica

"Assistência Tecnica em computadores"

"Formatação:

Windows: XP, Seven
Linux: Ubuntu, Big Linux, Kurumin"


Tel: 8725-3903


Campo Limpo Paulista - SP
E-mail: keamolinero@hotmail.com

keamolinero@hotmail.com - www.molinero.wordpress.com

Meu blog é voltado a dghjghhjhjarghhfgjhfghfgh dicas sobre o Ubuntu, e outros assuntos de informática.Obs. Todas as dicas postadas foram testahjhj

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Virtualizando o antigão Windows 3.11

Você é daquele tipo de pessoa saudosita, que sente falta do barulhinho do ICQ, do tempo em que o Windows era algo inocente e relativamente funcionava? Bem, talvez você nem sabia o que era um computador naquela época, por isso não conheceu os primórdios da era digital, do tempo em que colocar serial em um software era apenas uma mera formalidade. Aqui no Brasil, a maioria do pessoal que iniciou seus contatos imediatos com o mundo da janelinha, em meados do início da década de 90, começou com a famosa versão 3 do Windows.
O Windows 3.0 foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft e foi lançado em 22 de Maio de 1990. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo. Tecnicamente hoje, esta versão é considerada o primeiro sistema gráfico da empresa. Era um sistema gráfico de 16 bits, mas ainda precisava ativar primeiro o MS-DOS para ativar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Melhorou bastante a interface, o gerenciamento de memória e o sistema multitarefa e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o CPU Intel 80286 e Intel 80386.

Neste tutorial, vamos criar uma máquina virtual e instalar o primitivo DOS e o Windows 3.11 for Workgroups, a versão mais utilizada naquela época. Existem algumas imagens prontas na internet para se rodar no vmware, mas a maioria que eu testei não funcionou direito. Além do desafio de instalar o sistema, nada melhor do que usar software livre, portanto, Virtual Box neles!
Você vai precisar:

Instalador do Virtual Box (Virtualizador livre para Windows e Linux)

Imagem de instalação do DOS 5.5

Imagem de instalação do Windows 3.11

Baixe a versão do Virtual Box correspondente ao seu sistema operacional e instale-o. Depois, baixe as imagens do DOS e do Windows e descompacte as em uma pasta.

> Criando a máquina virtual:

Abra o Virtual Box e clique em Novo, para criarmos a nossa máquina virtual. Mande avançar e em Nome da MV e Tipo de Sistema, preencha o nome com Windows 3.11 e no tipo de sistema, escolha a opção Windows 3.1
Na opção Memória, a quantidade recomendada pelo Virtual Box é de 32mb, mas se preferir, aumente para 64mb, para um melhor desempenho da máquina.
Em Disco Rígido Virtual, vamos criar um novo disco escolhendo a opção Novo. Avance na tela de boas vindas do utilitário de criação e na tela Tipo de Imagem de Disco Virtual, escolha a opção Imagem de Tamanho Fixo e mande avançar. Em Localização do Disco Virtual e Tamanho, mantenha o nome e a localização do arquivo de imagens e diminua o tamanho da imagem para 100,00 MB. Como a imagem de instalação do Windows é extremamente pequena, não é preciso mais do que 100mb para alocá-la. Mande avançar e depois finalizar e o assitente criará o seu HD virtual.
Voltando a opção Disco Rígido Virtual, agora já com Disco Rígido de Boot definido, mande avançar e depois finalizar, para concluir a criação da máquina virtual.

> Inicializando a máquina:

De volta a tela inicial do Virtual Box, é hora de iniciar nossa máquina virtual, mas antes, vamos definir o dispositivo de boot para iniciar a instalação do DOS.
Na aba detalhes, onde os componentes da máquina virtual estão listados, clique em Disquete e depois na opção Montar Drive de Disquete. Selecione a opção Arquivo de Imagem e clique na pastinha à direita para abrir a janela Gerenciador de Discos Virtuais.
Clique em Acrescentar e depois indique o arquivo disk1.img que estava dentro do pacote de instalação do DOS que você baixou e descompactou e clique em Selecionar e depois dê OK.
Agora que já definimos um boot para a máquina, é hora de ligá-la, clicando no ícone Iniciar.

> Instalando o DOS:

Dica: Use a tecla de hospedeiro (Ctrl direito) para alternar entre a máquina virtual e o seu sistema padrão durante o uso.
Logo que a máquina foi iniciada, você cairá na famosa telinha azul de setup da Microsoft, clique com o mouse no centro da tela para que o sistema fique em primeiro plano. O Virtual Box dará a informação sobre a tecla de hospedeiro, que deve ser pressionada para que você possa alternar entre a máquina virtual e o sistema principal, normalmente a tecla Control do lado direito do teclado. Selecione Não Mostar esta Mensagem Novamente e depois clique em Capturar.
Pressione enter para avançar a instalação. Na tela seguinte, mova o cursor com as teclas direcionais e use enter para entrar nos submenus. Selecione Country e Keyboard como Brazil e a opção Install To deve apresentar a opção Hard Disk.
Volte em The settings are correct e dê enter para avançar. Na tela seguinte as opções devem estar definidas como Install to: C:\DOS e Run Shell on startup: NO. Volte em listed options are correct e dê enter para avançar. Na tela seguinte escolha a opção Alocate all free hard disk space for MS-DOS e pressione enter.
O setup rapidamente irá alocar e formatar a partição e iniciará a instalação do DOS. Logo aparecerá a mensagem Insert the dsk labeled MS-DOS 5.0 Disk 2. Hora de trocar de disco! Clique com o botão direito no icone em formato de disquete que fica na barra inferior direita do Virtual Box e selecione Imagem de Disquete.
Clique em acrescentar e indique o arquivo disk2.img e mande selecionar. Clique no centro da tela para retornar a máquina virtual e dê enter para continuar. O instalador irá requisitar o disk 3, então basta repetir o mesmo procedimento acima, indicando o arquivo disk3.img ao instalador, através da troca de imagens no ícone do drive de disquete.
Ao término da instalação a mensagem Setup is now complete será exibida. Pressione enter para concluir a instalação. A tela ficará toda preta, então feche a janela da máquina virtual. Selecione a opção Desligar a máquina e dê OK.

> Instalando o suporte ao mouse e ao drive de CD:

Com a máquina desligada e já com o DOS instalado, é hora de modificar o dispositivo de boot para que a máquina inicie através do HD virtual. Volte a janela principal do Virtual Box, clique com o botão direito sobre a máquina desligada e escolha configurações.
No item Geral, na aba Avançado, na opção Ordem de Boot, selecione Disco Rígido e mova-o com as setas ao lado para cima, de modo que ele fique em primeiro lugar na ordem de boot. Dê OK e voltando a tela principal, inicie novamente a máquina virtual.
Se tudo estiver correto, você cairá no famoso prompt de comando C:\>
Para que a instalação do Windows possa ser feita, devemos instalar o suporte ao mouse e ao drive de cd no DOS.
No prompt do DOS, digite o comando md cdrom para criar uma pasta chamada cdrom na raiz do C.
Agora, carregue outra imagem no disquete virtual, clique com o dieito no icone do disquete, imagem de disquete > Acrescentar > e indique um arquivo chamado cdm.img, que está dentro da pasta Drivers, que estava junto com as imagens do DOS que você baixou. Clique em Selecionar e volte para o prompt.
Com a imagem cdm.img carregada no drive de disquete, é hora de acessá-la.
No prompt de comando C:\>, digite a: para entrar na unidade A.
Estando em A:\> copie os arquivos para C com o comando copy *.* c:\
Ainda em A, entre na pasta cdrom existente em A com o comando cd cdrom e copie os arquivos para a pasta cdrom que você criou em C, com o comando copy *.* c:\cdrom
Volte a raiz de A com o comando cd \ e entre na pasta chamada DOS, com o comando cd dos
Estando dentro da pasta DOS em A, copie todo o conteúdo para a pasta DOS existente em C, com o comando copy *.* c:\dos
Pronto! Agora reinicie a máquina virtual para que o suporte ao mouse e ao drive de cd sejam ativados.

> Instalando o WIndows 3.11

Após reiniciar a máquina, agora já com suporte ao drive D, vamos carregar a imagem de instalação do Windows. Clique com o botão direito no icone do CD no canto inferior direito do Virtual Box e escolha Imagem de CD/DVD-ROM. Clique em Acrescentar e localize o arquivo Windows 3.11.iso que está dentro do pacote de instalação do Windows 3.11 que você baixou e descompactou e depois clique em Selecionar.
Depois de carregada a imagem do cdrom, volte ao prompt de comando C:\> e entre na unidade D com o comando d:
Estando dentro da unidade D, entre no setup de instalação do Windows 3.11 com o comando setup
A famosa tela azul aparecerá novamente, pressione enter para iniciar a instalação. Pressione enter novamente para escolher a opção de Configuração Expressa (Express Setup). Em seguida, o sistema formatará a partição e copiará os arquivos necessários, iniciando a instalação através do sistema gráfico, onde já é possível o uso do mouse.
Digite o seu nome no campo Your Full Name e pode deixar o resto em branco. Clique em continue e confirme as informações escolhendo continue novamente.
O windows iniciará a instalação dos componentes, copiando os arquivos da imagem do cd para o hd virtual.
Na opção de instalação de impressoras (Printer Installation), selecione a opção No Printer Attached e clique me Install
Na opção de configuração da rede (Network Setup), clique em continue
Na opção Set UP Applications, certifique-se que a opção MS-DOS Editor está selecionada e clique em OK
Caimos no tutorial de uso do Windows, basta escolher a opção Skip Tutorial para continuar. Se você tem paciência de sobra, se divirta com as lições de como usar o mouse clicando em Run Tutorial.
Terminada a instalação, é hora de retornar ao MS-DOS (Return to MS-DOS)
Estamos de volta ao prompt de comando com o Windows já instalado C:\WINDOWS>, agora é só digitar o comando win para iniciar o Windows!
Pronto! Agora você tem o Windows 3.11 virtualizado em seu computador.
Toda vez que você iniciar sua máquina virtual, você cairá no prompt de comando do C:\>. Para iniciar o Windows, entre na pasta do Windows com o comando cd windows e depois dê o comando de incialização win, pois este Windows é do tempo em que o sistema operacional era o DOS, o Windows era meramente um aplicativo que precisava ser inicializado como qualquer outro.

> Inicializando o Windows automaticamente

Para que o Windows seja carregado automaticamente quando a máquina virtual for inicializada, precisamos adicionar uma linha de inicialização no arquivo autoexec.bat no DOS.

Estando no prompt de comando C:\>, digite edit autoexec.bat
Você cairá no famoso e antigo MS-EDITOR, vá com as teclas de direção até o final do arquivo e adicione a seguinte linha C:\WINDOWS\win depois dê um Alt+F para ir ao menu File e escolha a opção Save. Depois Alt+F novamente e Exit.
Agora é só reinicializar a sua máquina virtual e o Windows sempre será carregado automaticamente sem precisarmos dar nenhum comando no DOS.

> Instalando a rede

Quem quiser se aventurar em fazer a rede desse dinossauro funcionar, os drivers para o protocolo TCP/IP e para o adaptador de rede genérico estão juntos no pacote de instalação do Windows 3.11 Boa sorte!

Que tal este tutorial? Extremamente rápido, fácil e útil, não?

Nenhum comentário: